quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Kawaipédia - Son Goku

Yoo Amores!
Para agradar á Gregos e Troianos, Gremistas e Colorados, Brasileiros e Argentinos com domínio no português ( Os que falam "portunhol", só lamento), estou criado mais uma "tag" opcional para leitura e cultura inútil ou não.... com vocês apresento o Kawaipédia!


O que é isso Angélica???
Já to explicando!

A ideia do Kawaipédia é explicar algumas lendas do mundo "Nipônico", que são INUMERAS e realmente muito curiosas, e algumas até fazem parte do dia dia, e vocês nem fazem ideia... 
Muitas eu conheci através de mangás, outras por filmes, mas outras eu realmente nem fazia ideia.
E eu vou começar com uma figura BEEEM conhecida... Alguém conhece a lenda de Sun WunKong?
Eu vou dar apenas 3 dicas: Ele tem Rabo de Macaco, anda numa Nuvem Voadora e tem um Bastão Mágico que estica. É claro que você já entendeu que é de Son Goku que eu estou falando (ou escrevendo...).
Sabiam que Sun Wokong em Japonês é Son Goku?


Akira Toriyama se inspirou num romance chinês para criar Goku (Figurinha carimbada para todos os meu queridos leitores que NÃO leem as minhas matérias.. :X) Sun Wukong, é um dos principais personagens da novela épica, o clássico chinês chamado de Sayuki - Jornada ao Oeste. Basicamente, e resumidamente é a história de um macaquinho que morava no céu e que se chamava Sun Wukong (Mas vamos chama-lo de Son Goku, mais pratico e de fácil assimilação). Ele possuía poderes mágicos e tinha uma nuvem dourada chamada Kintoun.

Sun WuKong - O rei macaco


Muito inquieto, Son Goku só fazia macacadas no amplo sentido da palavra, ao começar com o seu desejo de se tornar imortal. Son Goku nasceu á partir de uma rocha mística criada pelo Caos (algumas mitologias acreditam que tudo o que conhecemos surgiu do Caos, e algumas consideram o Caos um Deus). Vivia numa ilha longe pra "dedeu", entupida de macacos. Consequentemente por ser muito esperto ele se tornou o "Rei dos Macacos", mas ainda era "mortal". Como não se conformava com um reinado tão curto, partiu de seu "reino" em busca da "IMORTALIDADE". No Mundo dos Humanos, Son Goku encontrou um Monge que procurava um discípulo. Com muita insistência, por que Son Goku era chato pra cacete, o Monge aceitou treina-lo.. Son Goku aprendeu de tudo um pouco. Mas como ele só usava suas técnicas pra fazer bagunça e ferrar todo mundo, O Monge mandou o macaco catar coquinho e expulsou de... seu templo... sua casa.. sei.. não está especificado. Sem eira e nem beira, e sem nada pra zoar, Son Goku volta para sua ilha, seu doce e amado reinado. Mas tipo, ficou muito fulo da vida ao descobrir que já tinha gente cantando de "Macaco Rei" no seu pedaço. Afim de mostrar quem manda, Son Goku acabou com todos os monstros da ilha usando o Bastão Mágico, que podia crescer até o "infinito", ou ter o tamanho de uma agulha (perder uma coisa dessas no palheiro deve ser aterrador...). Espantado com seu próprio feito, Son Goku tinha certeza que era hora de ter uma conversinha com o Imperador de Jade. Para acertar sua "locação" de "Deus".

O Imperador de Jade


Estranhamente, o imperador atendeu o pedido do macaco rei, e lhe cedeu um "posto" muito bom de Pima-Wen. Só mais tarde Son Goku descobriu que o Cargo poderoso era na verdade algo como "empregada domestica + Motoboy + Comediante do Zorra Total. Ele ficou MUUITO puto mesmo, tanto que para se vingar dos Deuses, roubou quase toda a remessa de Pêssegos da Imortalidade e se "impirulitou" devolta para sua ilha, aonde mandava e desmandava...Quando o Imperador de Jade descobriu a travessura do macaco, enfurecido mandou o seu exército celestial acabar com Son Goku. Mas como Son Goku já havia devorado uns pêssegos da imortalidade... O trabalho ficou um pouquinho mais complicado... MENTIRA! Ficou impossível matar aquele macaco! Nem mesmo um Kame-hame-há supremo podia contra Son Goku! Quando Son Goku olhou para o Imperador de Jade e gritou "PEDE PRA SAI! TU NÃO É CAVEIRA! TU É MOLEQUE!! PEDE PRA SAI!!", O Imperador de Jade enfim percebeu que estava mais encurralado do que cego em tiroteio no Paquistão. Desesperado e sem mais alternativas, o Imperador de Jade pediu/IMPLOROU a ajuda de Buda(O fodão). Buda(O fodão) então propôs o seguinte desafio ao macaco: se Son Goku conseguisse ir além do domínio do poder de Buda, receberia o domínio do Céu e um ano de supermercado grátis. Son Goku não pensou duas vezes e voou o mais longe possível com a sua nuvem dourada até chegar a um lugar com cinco montanhas, deixou lá a sua marca (Vândalo!!) e voltou para onde estava Buda(O fodão). Buda(O fodão) então mostrou que em um dos seus dedos que estava com a marca deixada por Son Goku. As tais montanhas nada mais eram que os dedos de Buda (falei que Buda era fodão!). Perdendo a aposta, Son Goku foi preso num rochedo nas Montanhas de Pauzo (e não são "montanhas de pau").

Son Goku,  O Monge Sanzô, o Porco Hakkai e a criatura Sa Gojô


Quinhentos anos depois, e passando ali por perto, o Monge Sanzô estava procurando um mix de discípulo + guarda costas, já que estava em busca dos Sutras sagrados de Buda (o Fodão). E como o macaco esta ali preso a mais de 500 anos, pensou: "E por que não?".  Mas como eu escrevi ali em cima, mesmo depois de 500 anos, Son Goku continuava bronco, chato arteiro e arredio. Mas Sansô tinha uma carta na manga.. na verdade.. um aro mágico...
Sanzô enganou Son Goku fazendo o macaco colocar um aro em sua cabeça (Possivelmente dizendo que combinaria com seus olhos). Após dizer o canto mágico, o aro apertaria a sua cabeça tão forte, que mesmo sendo imortal, a dor seria insuportável. Só assim Sanzô conseguia manter Son Goku sob o seu comando. Aos poucos o seu grupo foi aumentando tendo o acrescimo do porco Cho Hakkai e pela criatura aquática Sa Gojô. Assim, Son Goku e seu grupo partem para a Índia a fim de receber o Sutras sagrados de Buda (o fodão) e encontrar redenção (afinal, não tinha outra opção... sem macacos burros pra mandar e com um aro-esmaga-cérebro...). Eles têm um cacete de aventuras durante o caminho, enfrentando terríveis demónios e monstros. E pra descarregar toda a sua raiva, Son Goku usou toda a sua "maldade" para proteger seu companheiros e consequentemente ao longo do tempo... se tornando um macaco melhor... ( ti bunitinhuu).

Quem diria que você iria tão longe ein Goku?


Praticamente, Akira Toriyama ajustou os seus personagens de apoio para substituir os companheiros tradicionais de Son Goku da História de Sayuki para seu mangá Dragon Ball, com suaves alterações. Por exemplo, "Bulma" vai para o lugar de "Sanzô", o monge (também choquei), "Oolong" toma o lugar de "Hakkai", o porco (bastante Obvio) e "Yamcha" é "Gojô", o monstro do rio (não compreendi... mas...). As semelhanças  são muitas, mas também com muitas variações. Na história de Saiyuki, o Son Goku é obrigado a trabalhar para Sanzô por causa de um aro que apertava a cabeça do macaco ao ter o cântico magico dito, causando MUUITA dor. No mundo de Akira Toriyama, Oolong é quem se caga com Bulma com Bombom "PiPi" (cenas hilárias, mas poucas.. uma pena). Até mesmo o objetivo do grupo de reunir as "Esferas do Dragão" e realizar um desejo em Dragon Ball fez referencia busca de Son Goku e os seus companheiros pelos Sutras Sagrados de Buda (O fodão).

Sem sombra de duvidas, a melhor fase de Dragon Ball foi a Infância de Goku...

Até onde sei, Akira Toriyama planejava terminar Dragon Ball quando o grupo conseguisse juntar as "Esferas do Dragão", assim como em Sayuki, que tem o termino da história com o grupo atingindo seu objetivo: os Sutras Sagrados de Buda.
Na China, por causa de sua grande popularidade, todos os anos no dia 16 dia Agosto segundo o Calendário Lunar Chinês, Sun Wukong ganha uma festa em sua homenagem. Em Hon Kong, a festa é comemorada num templo budista chamado Sau Mau Ping. Há quem acredite que Sun Wukong tenha sido inspirado de Hanuman, o Deus macaco, segundo o Hinduísmo.
Bom Amores...
Espero ter outras oportunidades de escrever sobre essas histórias..
Se você conhece alguma e deseja compartilhar algo, vá em "contato", e derrepente, "nois conversa"...
Então é isso!
Comentem!
Kisu!
Domo Arigato!

14 comentários:

Anderson Leite disse...

Gostaria de saber se você estaria afim de parceiragem, sou iniciante e queria que alguem me ajudasse a divulgar.
Se tiver afim, deixa um comentario no post mais recente
\o/

http://ministerioartecomdeus.blogspot.com/

Cícero Barbosa disse...

boa! vai me ajudar bastante. rs

Lucas D.F. disse...

foferrimo o blog , como sempre muito bom
bjs
http://meninos-cor-de-rosa.blogspot.com/

Anônimo disse...

adorei, parabéns!
seguindo, me segue tb
http://www.newclosetblog.com.br/

J.Diogo disse...

Adorei o blog parabéns.

Wanderly Frota disse...

Que legal a idéia! :] Interessantíssimo o blog, sucessos!

A estrela do livro | Amor de Leitor disse...

Nossa, muito lindo seu blog *--*

Quanto à postagem, eu adorei a iniciativa. Para as pessoas perdidas (tipo eu) vai ajudar =)


Beijos,
http://amordeleitor.blogspot.com/

Urbano disse...

1 ano de supermercado grátis era uma boa...
Quando li o castigo na montanha de Pauzos vi que a parada era tensa,que bom que vc corrigiu a tempo!

Lillo Dogmez, o licantropo. disse...

PUTZ! VC TEM MUITA PACIÊNCIA ORIENTAL PARA ESSAS COISAS HEIN?? MAS GOSTEI E LI ATÉ O FINAL. MUITO BOM.

http://thebigdogtales.blogspot.com/2011/08/desperte-se.html

Entropia Brasileira disse...

Uma história interessante, já conhecia, mas foi interessante ler o seu ponto de vista criativo.

Parabéns.

Adonis Martins^_^ disse...

nossa muito legal enteder um pouco mais sobre tudo isso e realemnte vc esplicou super bem e vou ser sincerto n sabia disso, valeu por me tirar da ignorancia

bjo
xau

Jeh Pagliai disse...

Olá :)

Ahhh que idéia genial, adorei!

Parabéns moça!

Beijinhos

---
www.jehjeh.com

Millena Blogueira disse...

A ideia é boa e tem tudo para dar certo!

KASSIO KIBOR disse...

tbm gostei da idéia,
sou fã da cultura oriental.
bem legla mesmo.

BlogBlogs.Com.Br