sábado, 26 de setembro de 2009

O que é J-POP?

Yoo Amores que não sabem nada de J-POP. Este é o meu singelo tutorial pra você acabar com essa desculpa de que não entende nada de J-POP.
Na verdade, J-POP nada mais é do que o "Pop" que nós conhecemos. Porem mais especifico no Japão e voltado mais ao publico Jovem. O termo J-POP foi adotado no fim dos anos 90, com a popularização da Internet. Diferentemente do estilo Enka, em que são usados instrumentos tradicionais japoneses (ou mesmo ocidentais) o J-POP utiliza Instrumentos modernos e bastante conhecidos aqui no ocidente, a bateria e a guitarra e etc...

Enka
Instrumentos tradicionais do Enka: O Shamisen e o Koto
 Veja o estilo Enka de Sakura Maya, prodigio de 10 anos. Quem disse que Enka é um estilo só para velhos?

 Fonte: Wikipédia
Enka é um estilo de música japonesa que é uma mistura de sons tradicionais japoneses com melodias ocidentais, principalmente de influência americana. Porém foi criada entre a Era Meiji e Era Taisho, como uma forma de música de protesto. Os intrumentos mais comuns usados dentro do enka são uma combinação entre instrumentos ocidentais com tradicionais japoneses. O Violão e instrumentos orquestrais em geral são o acompanhamento principal, visto de instrumentos tradicionais japoneses como o shamisen, (um instrumento musical japonês, com três cordas, cuja caixa de ressonância tem um tampo de pele de gato ou cobra.) koto (O Koto é um instrumento musical de cordas dedilhadas, composto de uma caixa de ressonância com diversas cordas, semelhante a uma grande cítara.), e tambores de taiko (O "Grande Tambor") são usados mas de forma mais moderada, aparecendo em momentos chave para proporcionar um toque típico

As influências do POP no Japão
Yujiro Ishihara e Yuzo Kayama

Outra peculiaridade do J-POP é o uso de uma linguagem mais comum, diferente da usada no estilo Enka, mais formal. O Pop japonês sempre procurou acompanhar as transformações no mundo musical à sua maneira, como Yujiro Ishihara e Yuzo Kayama explorando a veia romântica de Presley e The Tigers que, junto com outras bandas da chamada época dos "Group Sounds", exploravam o estilo inicial dos Beatles. Até mesmo na Era Disco, o Pop japonês tinha um represetante: a dupla Pink Lady.
Pink Lady
Apesar disso, todos evitavam imitar seus ídolos da época. Mesmo quando tentaram cantar as primeiras palavras em inglês em suas composições, na decada de 60, sempre buscaram ser originais. É essa originalidade que atrai muitos ocidentais para o mundo do Pop japonês, uma vez que seus artistas fazem um som bem diferenciado e, com certeza, priorizando muito mais a criatividade, mesmo com a crescente ocidentalização no meio.
Sons tradicionais como Taiko (O tambor), também são encontrados em inúmeras músicas produzidas pelas bandas de J-pop. O contraste entre o novo e o velho também é adaptado. Embora utilizem instrumentos tradicionais, geralmente encontrados em outros estilos musicais, não fazem apenas um remix, mas sim uma nova utilização. Não se trata apenas de introduzir uma faixa durante a gravação com um som extra, mas também de adaptar o som daquele instrumento a um novo ritmo. É uma releitura de instrumentos clássicos, com outras utilizações.

J-POP no Brasil
Embora que no Brasil não seja tão conhecido, muitos já conhecem o ritmo e se esforçam para divulga-lo. Como 'covers' e também dançarinos, como Os Tricksters (grupo de dança de São Paulo), se apresentam com diversos sucessos de diferentes cantores de J-POP. Acredito que até aqui, eu conclui um pouco sobre J-POP, que nada mais é do que musica, e não deveria ter mistério algum. Se você quer conhecer outros nomes da musica das terras nipônicas, é só você dar uma passada aqui (vez ou outra posto coisas do tipo) ou no JPOP, que trabalha com a divulgação do J-POP no Brasil.

É isso ai!
Comentem e sem desculpas hã?
Kisu!
Domo Arigato!

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br