Este é o meu singelo TUTORIAL para você acabar com essa desculpa de que não entende nada de Mangás...
Vários mangás dão origem a animes para exibição na televisão, em DVD ou nos cinemas. Mas também há o processo inverso em que os animes tornam-se uma edição impressa de história em sequência ou de ilustrações ou então Games se tornam animes que ganham mangás. (Exemplo: Evangélion, Pokemon, Megaman)
A História do Mangá
Os mangás têm suas raízes no período Nara (século VIII d.C.), com o aparecimento dos primeiros rolos de pinturas japonesas: Os emakimono. Eles associavam pinturas e textos que juntos contavam uma história à medida que eram desenrolados. O primeiro desses emakimono, o Ingá Kyô, é a cópia de uma obra chinesa e separa nitidamente o texto da pintura.

No período Edo, em que os rolos são substituídos por livros, as estampas eram inicialmente destinadas à ilustração de romances e poesias, mas rapidamente surgem livros para vir em oposição aos livros para ler, antes do nascimento da estampa independente com uma única ilustração: O ukiyo-e no século XVI. É, aliás, Katsushika Hokusai o precursor da estampa de paisagens, nomeando suas célebres caricaturas publicadas de 1814 à 1834 em Nagoya, cria a palavra mangá que significa "desenhos irresponsáveis"
- Pedaços da Matéria escrita para o NeoWellBlog referente á Mangá-
O termo mangá surgiu em 1814, nos hokusai mangá, que trazem caricaturas e ilustrações sobre a cultura japonesa. Com a ocupação dos Estados Unidos no fim da Segunda Guerra Mundial, muitos artistas japoneses tiveram contato com a cultura ocidental e foram influenciados pela cultura pop dos Estados Unidos. Desenhistas em início de carreira começaram a conhecer os quadrinhos e desenhos animados na sua forma moderna. Havia até negociantes que contrabandeavam rolos de filmes americanos, desenhos da Disney e etc. Alias, vendo os primeiros "animes", se percebe que "Disney" era mesmo uma grande influência para eles. Mas, entre estes jovens artistas, estava aquele que mudaria por total o conceito de mangás e animes e que seria conhecido como "O Pai do Mangá Moderno". Era Osamu Tezuka.

( Sabe novela Mexicana, quando alguém descobre que o mocinho engravidou a Vilã da história por que era "homem" e fazia coisas de "homem"?´É um pouco "similar", mas sem um rio de lágrimas e nomes extremamente compridos que podem matar uma pessoa por asfixia.) . Tezuka já é falecido desde 1989. Porem foi construído um museu em homenagem a Tezuka, inaugurado em 25 de Abril de 1994, com três andares. No subsolo, há uma "fábrica de desenhos" em que os visitantes podem fazer suas próprias animações, além de uma maquete da cidade de Takarazuka e uma réplica da mesa em que Osamu Tezuka trabalhava.
Diferentemente do Japão, a cultura dos "mangás" veio bem depois da "explosão" de animes que surgiu aqui em meados de 1994, com a vinda de Cavaleiros do Zodíaco na falecida Rede Manchete.
Na verdade, o primeiro mangá publicado no Brasil foi o Lobo Solitário pela Editora Cedibra em 1988. Mas o mangá foi "adaptado" para a leitura ocidental. Conclusão: Passava a impressão de que japonês eram "tudo canhoto". Graças á Editora Conrad (Outra falecida) que os mangás passaram a ser publicados com o formato original: De trás pra frente e lendo da esquerda pra direita (os balões, não as palavras....).
Outra coisa interessante que aconteceu entre a "febre de animes" e a "febre de mangás", foi a "febre de fanzines".
O que é um Fanzine?

Mas eu falarei sobre Holly Avenger em outra matéria... pra vocês não cairem de cara no teclado de tanto ler...XD
Aqui é o que eu tenho á dizer sobre mangás.
O resto você pode dar uma passadinha no Neowellblog e conferir a matéria completa ou conferir outras matérias.
É isso ai!
Comentem! E sem desculpas!
Kisu!
Domo Arigato!
Nenhum comentário:
Postar um comentário