sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O que é Mangá?

Yoo Amores que não entendem "NADA" de mangás...
Este é o meu singelo TUTORIAL para você acabar com essa desculpa de que não entende nada de Mangás...
Mangás são as histórias em quadrinhos feitas no japão. Assim como os Animes, Mangá é um termo utilizado á qualquer tipo de história em quadrinhos lá no Japão. Só nós ocidentais é que caracterisamos mangá e Quadrinhos como dois estilos opostos.
Vários mangás dão origem a animes para exibição na televisão, em DVD ou nos cinemas. Mas também há o processo inverso em que os animes tornam-se uma edição impressa de história em sequência ou de ilustrações ou então Games se tornam animes que ganham mangás. (Exemplo: Evangélion, Pokemon, Megaman)


A História do Mangá

Os mangás têm suas raízes no período Nara (século VIII d.C.), com o aparecimento dos primeiros rolos de pinturas japonesas: Os emakimono. Eles associavam pinturas e textos que juntos contavam uma história à medida que eram desenrolados. O primeiro desses emakimono, o Ingá Kyô, é a cópia de uma obra chinesa e separa nitidamente o texto da pintura.
A partir da metade do século XII, surgem os primeiros emakimono com estilo japonês. O Genji Monogatari Emaki é o exemplar de emakimono mais antigo conservado, sendo o mais famoso o Chojugiga, atribuído ao Bonzo Kakuyu Toba e preservado no templo de Kozangi em Kyoto. Nesses últimos surgem, diversas vezes, textos explicativos após longas cenas de pintura. Essa prevalência da imagem assegurando sozinha a narração é hoje uma das características mais importantes dos mangás.

No período Edo, em que os rolos são substituídos por livros, as estampas eram inicialmente destinadas à ilustração de romances e poesias, mas rapidamente surgem livros para vir em oposição aos livros para ler, antes do nascimento da estampa independente com uma única ilustração: O ukiyo-e no século XVI. É, aliás, Katsushika Hokusai o precursor da estampa de paisagens, nomeando suas célebres caricaturas publicadas de 1814 à 1834 em Nagoya, cria a palavra mangá que significa "desenhos irresponsáveis"

- Pedaços da Matéria escrita para o NeoWellBlog referente á Mangá-

Parte 01          Parte 02            Parte 03

O termo mangá surgiu em 1814, nos hokusai mangá, que trazem caricaturas e ilustrações sobre a cultura japonesa.  Com a ocupação dos Estados Unidos no fim da Segunda Guerra Mundial, muitos artistas japoneses tiveram contato com a cultura ocidental e foram influenciados pela cultura pop dos Estados Unidos. Desenhistas em início de carreira começaram a conhecer os quadrinhos e desenhos animados na sua forma moderna. Havia até negociantes que contrabandeavam rolos de filmes americanos, desenhos da Disney e etc. Alias, vendo os primeiros "animes", se percebe que "Disney" era mesmo uma grande influência para eles.  Mas, entre estes  jovens artistas, estava aquele que mudaria por  total o conceito de mangás e animes e que seria conhecido como "O Pai do Mangá Moderno".  Era Osamu Tezuka.
A obra de Tezuka definiu as características do mangá, como expressões faciais exageradas, elementos metalingüísticos (Aquelas linhas pra gerar uma sensação de velocidade,  e grandes onomatopéias, que são os velhos "cabrums, Ploft, ziiim!") e enquadramentos cinematográficos para aumentar o impacto emocional
( Sabe novela Mexicana, quando alguém descobre  que o  mocinho engravidou a Vilã da história por que era "homem" e fazia coisas de "homem"?´É um pouco "similar", mas sem um rio de lágrimas e nomes extremamente compridos que podem matar uma pessoa por asfixia.) . Tezuka já é falecido desde 1989. Porem foi construído um museu em homenagem a Tezuka, inaugurado em 25 de Abril de 1994, com três andares. No subsolo, há uma "fábrica de desenhos" em que os visitantes podem fazer suas próprias animações, além de uma maquete da cidade de Takarazuka e uma réplica da mesa em que Osamu Tezuka trabalhava.
 
Foi a partir do sucesso de Kimba, que Osamu pôde publicar outros sucessos sem tantas dificuldades e acabou chegando à Tetsuwan Atom, o inesquecivel "Astro Boy".  O sucesso foi tanto que Tezuka resolveu realizar um antigo sonho: fazer uma animação nos moldes das animações de Walt Disney. Formou um estúdio próprio em 1961, com o nome de Tezuka Osamu Production, depois chamado Mushi Production, e criou 1° anime do Astro Boy, que tambem era uma das primeiras animações da televisão japonesa, que daria origem a uma verdadeira explosão de animes.
Diferentemente do Japão, a cultura dos "mangás" veio bem depois da "explosão" de  animes que surgiu aqui em meados de 1994, com a vinda de Cavaleiros do Zodíaco na falecida Rede Manchete.
Na verdade, o primeiro mangá publicado no Brasil foi o Lobo Solitário pela Editora Cedibra em 1988. Mas o mangá foi "adaptado" para a leitura ocidental. Conclusão: Passava a impressão de que japonês eram "tudo canhoto". Graças á  Editora Conrad (Outra falecida) que os mangás passaram a ser publicados com o formato original: De trás pra frente e lendo da esquerda pra direita (os balões, não as palavras....).

Outra coisa interessante  que aconteceu entre a "febre de animes" e a "febre de mangás", foi  a "febre de fanzines".

O que é um Fanzine?
Fanzine é um "mangá" ou uma "historia em quadrinhos" criado por Fãs de uma determinada série, seja animes, jogos ou mangás de sucesso. Até mesmo "triologias" de cinema podem cair no lápis de um "mangaká" em formação. Na época a Editora Magnum LTDA, que publicava a revista "Animax", apadrinhou "muitos" fãs que queriam desenhar mangás ou criar histórias para o mesmo, com um fanzine do Mega Man (Não sabe quem é Mega Men? Criança sem infância... Google). O fanzine começou com muito humor e aos poucos foi ganhando uma certa sofisticação no enrredo. Mas eu confesso que eu achava MUITO CONFUSO... Afinal, eram muitas pessoas que escreviam algo e muitos traços e estilos diferentes de "mangá". MAS.. como tudo tem um "MAS"... revelou muita gente talentosa. A que se destacou realmente aqui no Brasil foi a Érica Awano, desenhista de Holy Avenger, a primeira serie no "estilo" mangá que se consolidou verdadeiramente no mercado de quadrinhos aqui no Brasil que na época era bem difícil "consolidar" algo.
Mas eu falarei sobre Holly Avenger em outra matéria... pra vocês não cairem de cara no teclado de tanto ler...XD
Aqui é o que eu tenho á dizer sobre mangás.
O resto você pode dar uma passadinha no Neowellblog e conferir a matéria completa ou conferir outras matérias.
É isso ai!
Comentem! E sem desculpas!
Kisu!
Domo Arigato!

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br