domingo, 14 de fevereiro de 2010

O que é Otaku?

Yoo Amores que não entendem "NADA" sobre Otakus...
Este é o meu singelo TUTORIAL para você acabar com essa desculpa de que não conhecem nenhum Otaku...

Otaku é um termo usado no Japão para designar um fã por um determinado assunto, qualquer que seja. No Japão, a maioria dos otakus são indivíduos que se atiram de forma obsessiva a um hobby qualquer. Dá pra encarar como "Nerd".. mas sem ser um "Gênio" em matemática.. acho... Aqui no Brasil, Otaku se tronou uma "gíria"  para rotular os fãs de Animes e Mangá... e como todas as "rotulações", acabam gerando alguns exageros e traumas... Tem gente que não curte ser chamado de otaku por conhecer exatamente o seu verdadeiro significado. Mas... se vamos encarar a realidade... Uma pessoa "obcecada" dificilmente admite que é obcecada não é
O humorista e cronista Akio Nakamori observou que a palavra era muito utilizada entre fãs de animes e a popularizou por volta de 1989, quando a utilizou em um de seus livros. Este livro, M no jidai descrevia um assassino em série que se descobriu ser obcecado por animes e mangás pornográficos (Os hentais) e que recriava as histórias estuprando jovens garotas. E pra completar, tal história foi baseado em um fato real. (macabro.. eu sei)
Na época, criou-se um grande tabu em volta do termo e ele passou a ser usado de forma pejorativa para designar qualquer indivíduo que se torna obcecado demais em relação a um determinado assunto.
Com o tempo, surgiram diferentes "grupos" de otaku, que se identificavam de acordo com seus interesses em comum.
# anime otaku (animação japonesa - Essa tradução era realmente necessária??)
# manga otaku (histórias em quadrinhos - Algumas traduções são realmente desnecessárias....)
# pasokon otaku (computadores - Metade da população mundial... XD)
# gēmu otaku (videogames - ♫ TRU- TRU- TRU ♫ Se você não conhece então não teve infância...)


# tetsudō otaku (miniaturas, como trens de brinquedo - Será que vale para KinderOvo? tenho uma sacola com trocentos aqui em casa..)
# gunji otaku (armas e coisas militares -  Vale para Terroristas???)
# auto otaku ou jidosha otaku (carros, em especial os kei-jidosha e demais modelos destinados ao mercado interno japonês - Ou seja, o mercado japonês-automotivo necessita desse tipo de "consumidor".)
# dattebayo otaku (coisas estranhas - Sugoi!! Naruto é estranho?? eita...)

HIKIKOMORI
Pode-se associar os otakus aos hikikomori quando a obsessão por um determinado tema atinge o seu limite, o ponto alto do isolamento do indivíduo em relação àquilo que não tem relações com o tema em questão e gerando os problemas psicológicos que caracterizam um hikikomori.
No ocidente, uma palavra com um sentido próximo seria maníaco ou fanático. As palavras maniakku ou mania (do inglês maniac) também são usadas do mesmo modo para pessoas que tem muito interesse, mas de uma forma mais amena e saudável: anime maniakku, gēmu mania, etc. Este uso seria equivalente à palavra fã no ocidente.
Em 2007 o governo Japonês implantou um programa de assistência á essas pessoas com assistentes sociais que  estabelecem contato com eles através de cartas, telefonemas e depois os convidam a sair para cinema, praças, shoppings, estimulando o contato social e consequentemente melhorando o estado de isolamento. E "essas" assistentes sociais são chamadas de "Super Irmãs" por serem do sexo feminino e conseguirem re-erguer muitos jovens masculinos nessa situação.
O tratamento é feito estimulando o jovem a atividades sociais, culturais e esportivas, porém a companhia constante de outra pessoa apoiando é fundamental, visto que os hikikomori's são extremamente sensíveis a interações humanas. Na Inglaterra, grupos de apoio dos que sofrem o mesmo problema se mostraram bastante eficientes.

OTAKU NO BRASIL
Este termo foi primeiramente introduzido no Brasil provavelmente pelos membros da colônia japonesa existente no país, mas ficou restrito às colônias e ao seu sentido original (o tratamento respeitoso na segunda pessoa, literalmente sua casa ou sua família). Porém, o sentido mais novo foi introduzido na época da "explosão" de dekasseguis, ocorrida no final da década de 1980, quando o termo já havia adquirido seu sentido pejorativo e o fluxo de dekasseguis do Brasil para o Japão se intensificou.
 - Dekasseguis significa "trabalhando distante de casa" e designando qualquer pessoa que deixa sua terra natal para trabalhar temporariamente em outra região ou país... Como os colonos. -
É claro que isso tudo aqui em cima é só informação e ninguém deve ficar preocupado em parar com o seu Hobby por que ele está "te deixando doidão". Mas é sempre bom você ficar de olho nos "sinais" de que você está passando tempo demais fazendo uma coisa quando na verdade deveria estar fazendo outra (tipo, comer, ir ao banheiro ou tomar banho...) Sem falar que esse comportamento não é exclusividade para amantes de Animes e Mangá. 
Atividades esportivas, dietas absurdas, Televisão, Instrumentos musicais, vídeo games (desculpa... mas é verdade também...),trabalho, namoro, limpeza domestica e um "mundo" de possibilidades pode levar uma pessoa á tendências "sociopatas". (gatinhos podem gerar uma pessoa sociopata... 28 gatinhos e cheiro de cocô, pra ser mais exata.). 
A mensagem principal é NÃO EXAGERE!
Uma coisa é DEDICAÇÃO e outra coisa é OBSESSÃO
Se a sua mãe está gritando "MENINO SAI JÁ DESSE COMPUTADOR!!!", não digo saia imediatamente, (á menos que ela tenha caído e fraturado o Fêmur), mas para e pense: "POR QUE ELA GRITA ISSO TODO O SANTO DIA?", e mesmo que não seja esse o caso, atribua outras atividades á seu dia á dia, diferentes do seu Hobby.

Por exemplo: Eu amo ficar no meu computador, vendo novidades sobre animes, vendo as vídeo aulas do Mark Crilley sobre mangá e volta e meia postar minhas opiniões no Blog Kawai (e tá, admito, ficar horas jogando the sims.). Parecem ser várias atividades, mas na verdade, eu estou fazendo apenas uma: ficar sentada o dia todo na frente do computador. Então eu resolvi fazer Academia. Inacreditavelmente isso acabou me trazendo ótimos benefícios. (não... não virei "Gisele"). Mesmo dormindo tarde, me sinto mais alerta, me sinto mais animada no dia seguinte, entro em forma e consegui passar a comer "melhor".. o que é diferente de comer "menos". 
E o principal objetivo dessa postagem é deixar claro que otaku é como um COLECIONADOR,  e que nem por isso devemos ficar apavorados quando alguém se diz Otaku ou trata-lo como um retardado mental.Ao mesmo tempo, um COLECIONADOR pode namorar (gente bonita sim! por que não?), sair, festejar, se distrair de sua distração...
Termino a postagem lembrando que equilíbrio é tudo. fazer o que se gosta é bom, mas ter contato com as pessoas é fundamental também.
É isso!
comentem!
Sem desculpas!!
Kisu!
Domo arigato!

Um comentário:

Aécio Murillo disse...

Muito legal seu blog gostei muito

BlogBlogs.Com.Br