quinta-feira, 30 de junho de 2011

DicaKawai - Death Note

Yooo amores...
Um enorme GOMENASAAAI! Estou passando por problemas pessoais realmente complicados. Ficou muito difícil mesmo postar algo no Blog. Só foi possível mesmo fazer estas alterações que vocês estão vendo. Bom... Uma vez, numa matéria lá atrás sobre Bakuman, eu prometi não é? Então aqui está. Minha opinião sobre Death Note.
 Um texto da Wikipédia diria que "Death Note - literalmente, "Caderno da morte"- é uma série de mangá escrita por Tsugumi Ohba e ilustrada por Takeshi Obata, que foi publicada pela revista semanal Shonen Jump, de Janeiro de 2004 a maio de 2006, totalizando 108 capítulos compilados em 12 volumes. Também diria que Death Note conta a história de Light Yagami, um aluno exemplar que acaba encontrando um caderno que causa a morte à pessoa cujo nome for escrito nele."
E... é bem isso mesmo...
Death Note: Além do inimaginário...
Mas existem outras "coisinhas" que fazem desta obra um "best-seller" dos mangás..
Diferente de todos os outros mangás de batalhas de romances e aventuras, Death Note é um pouco mais realista mesmo no seu mundo fantástico cercado misteriosas mortes de ataques cardiacos fulminantes.. Não tem como você não ficar nervoso mesmo sendo praticamente um mangá só virado em texto. É o que chamamos de "batalhas psicológicas". Os personagens centrais são estritamente calculistas. Cada passo é cuidadosamente  pensado e até mesmo as consequencias seguintes devem ser imaginadas das mais diferente situações. Isso cabe tanto ao Protagonista quanto o Antagonista, e tanto é que você se confunde e já não sabe mais para qual "time torcer", por assim dizer.

Pra você entender: um Protagonista é a personagem principal de uma narrativa como as obras literárias, cinematográficas, teatrais ou musicais. Sobre o Protagosnista é que a trama é desenvolvida. As principais ações são realizadas por ele ou sobre ele. Um antagonista é aquele ou aquilo que atua em sentido oposto ao protagonista. Geralmente considerado o "Vilão"

Simplificando a história
Os Entediados Ligth e Ryuuku...
Yagami Ligth estava entediado... Ryuuku, o Shinigami estava entediado... Tão entediado que jogou o tal "Death Note" no "mundo humano" pra ver o que acontecia... Ligth achou o tal caderno. Leu o "modus operantis" e pensou: E por que não?"... PRONTO...Vai salvar o mundo dos malvados! Vai proteger as velhinhas dos assaltos... Vai ferver o mundo inteiro, pois o poder consequentemente lhe subiu a cabeça capítulos mais tarde!!! FUJAM PARA AS MONTANHAS!!

Na grande maioria das histórias, das novelas e dos filmes, Prottagonista é sempre bonzinho e Justiceiro. Quanto que para o  Antagonista sobra o papel de malvado e desalmado. Death Note foi muito além disso...

Analisando Friamente os 3 principais personagens...

Yagami Ligth 
Apesar das "intenções samaritanas" iniciais de Yagami Light de castigar os malvados e poupar os "puros de coração" e criar uma utopia perfeita (perfeita aos seus olhos) na verdade - e na minha singela "opinião"- Yagami Light é apenas um psicopata que precisava de um motivo para "despertar".
Light é um tipo de cara inteligente, boa pinta, boa situação financeira... Vamos dizer que ele não tem "tudo", mas também não tem nada para "reclamar"... A não ser o "infinito tédio".


Egocêntrico, manipulador, analítico, genial e tendências pisicóticas. Haa.. Claro.. Desejo de vencer passando por cima de tudo e todos... Isso inclui até mesmo a sua família. Afinal se qualquer pessoa "encostar" no Death Note, automaticamente vai ver e ouvir o shinigami Ryuuku até então "dono" do Death Note. Mas também não dá pra pegar uma "arma dessas" e esconder debaixo do travesseiro ou ficar carregando como um caderno qualquer. Ao mesmo tempo... O jogo de "pega-pega" entre Kira e a Policia e o desafio do Detetive "L" são o combustível perfeito para que light não abdique do poder do Deus da Morte. Afinal qualquer pessoa em sã consciência atiraria o caderno longe, o queimaria e tals...
Ligth "Chocado" com a morte de "L".. Aham.. sei...
Confesso que muitas vezes cheguei á ter á "crença" de que o "Death Note" exercia uma "influência sobrenatural" em Light e por isso ele tinha aquele desejo insano de matar e matar mais e mais...ou que o Death Note fosse uma "Droga"... Minha avó falou uma frase um dia desses.... "Só fica maluco quem quer..." Será que essa frase se encaixa em Death Note?
Outra coisa interessante e talvez desconcertante para quem acompanhou o anime e o mangá nos primeiros capítulos é que  Light é filho do Inspetor chefe do caso "Kira" - Pseudónimo que Light ganhou de seus "fãs" e da imprensa, que deriva de "killer"- o que o deixa sempre á "par" dos próximos passos da policia com relação á "sua própria captura". Mas se olharmos nosso mundo... Não é nenhuma novidade....

Amane Misa
O que eu posso dizer da "mocinha" Amane Misa ? Que ela é atriz e modelo, e uma completa retardada, que tem uma admiração insana por "Kira"( sim.. não gosto dela...). Ela aparece assumindo a identidade de um "Segundo Kira" após receber um Death Note do shinigami Remu. - praticamente implorando a atenção do Kira "original" na TV com seus vídeos "alá" Bin Laden (Kiraaa \o/)


- Ela ainda faz um pacto adquirindo os Olhos de Shinigami, que podem ver o nome de qualquer pessoa e ainda saber seu "tempo de vida"(mas em troca ela pagou com metade da sua própria estimativa de vida... sorte a dela que o shinigami Remu ta tipo "apaixonado" por ela...). Por que ela fez isso? 
Ela é agradecida a Kira por punir o assassino de seus pais, e resolveu colaborar e participar do "Sonho do Novo Mundo" sugerido por ele. Haaa.. claro... esqueci... caiu de amores pelo Light quando o conheceu... Misa com certeza poderia ser tachada como uma mocinha-não-convêncional. Se Light não precisa-se dos "olhos de shinigami", e do fato de Misa o fazer se sentir incrivelmente inteligente e superior, eu me perguntaria por que raios ele não mata essa chata. 
A mocinha distorcida Misa Amane
(meu cachorro fica mais inteligente perto da Misa. Ele tipo baba, não tem três patas e bate no poste o tempo todo... é cego e surdo. pra chamar ele eu bato uma varinha no chão... com sorte ele vem... Mas ele com certeza é mais inteligente!!)
Mas se vamos olhar o perfil de Misa com um olhar calculista e estritamente técnico, ela é apenas uma "mocinha normal".
Ela apoia Kira, não faz nada que ele não "ordene", confia plenamente e divide seu anseio por um "mundo melhor". este "tabu" não foi quebrado... Mas seria óbvio, não é?

"L"
L.Lawliet, o antagonista, é praticamente o "outro lado de uma mesma moeda" se o compararmos a Yagami Ligth. Isso fica muito evidente á medida que você acompanha a série.
" L " é considerado o maior detetive do mundo.( Confesso que inicialmente isso me pareceu meio "idiota" quando assisti.)


 Durante os primeiros momentos do mangá e no Anime, ninguém conhece a identidade do detetive. E esse era o trunfo do Detetive " L" que "já" havia deduzido que Kira precisava de um rosto e um nome para cometer seus crimes. Foi pensando nesta possibilidade que L fez uma transmissão em rede mundial "ao vivo" da I.P.C.O. "Fake" desafiando Kira dizendo "você está errado!!". Ai sabe como é.... "O ego da menina foi mexido e ela rodou a baiana"... Não "exactamente" assim.... mas quando você lê ou assiste, é a impressão que você tem...
Resumindo:  como "L" era apenas um Pseudónimo e uma letra na TV, o detetive concluiu que haviam pessoas que ele não conseguia eliminar. Insanamente a transmissão "ao vivo-Fake" para o mundo, que na verdade era apenas dentro da cidade onde Kira mora, fez "L" concluir que o criminoso "Kira", Assassinava bandidos que apareciam no Jornal local., que mostravam o rosto e a identidade dos criminosos. Então, Kira residia nessa mesma cidade.
Sim... esse é o maior detetive do mundo...
Entretanto, "L" também tem um lado questionador. Essa parte fica bem clara quanto á sua tentativa de arrancar a confissão de Misa de ser "Kira" á todo o custo. Manter a garota amarrada como o "Hannibal", com os olhos vedados e usando a pratica da "tortura"... Confesso que foi a unica vez que senti dó da Misa. Eu acho ela uma idiota inconsequente... Mas mesmo assim, e mesmo sabendo da participação da misa com Light sobre a identidade de Kira, eu não consegui concordar com as práticas de "L", mesmo que ele estivesse certo em suas deduções... Acredito que existam certos limites... Mas isso é minha própria opinião...
Fato é que independente de qual "partido" você tome em relação á história de Death note, ele sempre vai te fazer re-pensar seus valores... TODAS as vezes...
Com certeza vale a pena você assistir ou ler.

Eu gostaria de dizer coisas mais inteligentes e fazer uma analise mais profunda na história de Death Note. Infelizmente eu não tenho um acervo de palavras bacanas ou mesmo conhecimentos sociólogos suficientes para descrever as minucias de Death Note. Mas eu acho que se você gosta de uma boa história que te faça fazer perguntas até mesmo depois do seu término, por assim dizer, Death note é recomendadissimo.




Openning 2 de Death Note

Nota pessoal: "pauleira pura mano." 

Particurlamente, assisti primeiro o anime e depois fiz uma comparação com o mangá. Confesso que o anime assisti até o ultimo capitulo. Quanto ao mangá eu só li alguns capitulos, só pra fazer uma comparação... em especial o ultimo. O anime é muito bom. Ele não carrega em tons "escuros-azuis" para dar um ar "sombrio e apavorante". O anime já tens alguns "aninhos" mas com uma dinamica boa. Sem falar da trilha sonora. Mas acho que no final, eles deram uma... hãã... "Heroizada" no Ligth... (Kami-Sama..  to matando o português denovo.. foi maus.. mas é a palavra que faz sentido no meu cérebro... XD). Se você assistiu o ultimo episódio do anime, deve estar "sacando" do que eu estou falando ( no caso é escrevendo... mas dane-se!!!) No mangá, sua morte é mais "aterrorizante" de fato. Mas próprio para o personagem com uma carga tão forte e violenta... se você encherga Ligth como um bandido, é claro. Confesso que não entendi essa diferença. Possivelmente seja a tal "censura", horários televisivos inapropriados.. e blá, blá, blá,... Porém, assim como Dragon Ball, FullMetal Alchermist e outros animes que ganharam"novas versões" mais "fiéis" e "remixadas"... quem sabe, Death Note não ganhe uma "repaginada"? Outra coisa que eu estava vendo agora e me lembrando tambem... é que cerca de "horas ou dias"... não lembro de fato.. "rolava" um "climão" estranho entre Ligth e L... Algo como "Não quero te matar... meu melhor amigo"... ou ate "meu amor"... quem duvida né? Fato é que ficou algo "apelativo"... sendo que no Mangá, eu ainda não encontrei "tal cena". Estou á procura! Quem souber em qual volume está essa "cena romantica" por favor! comente aqui! XD (Sim.. eu já deduzi que a tal cena "Yaoi" da dupla fosse uma cena "filler" pra esticar um capitulo que estava curto demais e deixar a parte mais interessante para o proximo episódio... Mas eu gostei tanto da história que me neguei até o fim este doloroso fato... XD)

Quanto á Filmes.. Só existem 3 LIVE ACTION'S, ou seja, feito com "Atores reais". É praticamente "mais do mesmo", mas pode ser interessante á um nivel de curiosidade, mesmo pra você fã que já assistiu o anime umas 300 vezes e re-leu seu mangá umas 4000 vezes, e ainda pintou o seu caderno de preto, escreveu "Death Note" só pra aquele evento de cosplay...

Death Note é publicado pela editora JBC com 12 volumes. incluindo um 13° intitulado "How to Head", que é um "póstumo" do final de Death Note no mangá.
O preço sugerido é de R$ 10,90.
Quanto ao DVD, você pode dar um pulo nas melhores lojas, ou então ver aqui no Animes Digital.
É isso ai amores!
Promessa cumprida!
Comentem!
Kisu!
Domo Arigato!

16 comentários:

Lucas Adonai disse...

Poxa, gostei do seu blog ;D

Leandro Narciso disse...

Adroro Anime, e tudo que esta ligado a cultura japonesa. Adorei seu blog, só posso dizer algo: "Sensacional"
Queria encontrar um blog dessa linha e realmente tava difícil.

Estou te seguindo, comente e siga o meu tbm...

Leandro
www.emquestao.org
comente e siga!

Jeh Pagliai disse...

Ahhh, no meu "turismo" os canais sempre vejo a passar no canal Panda, mas confesso que nunca parei pra assisti-lo...

Mas, agora fiquei curiosa...
Da próxima vez, assisto o episódio e passo pra contar o que achei, rs

Beijinhos

---
www.jehjeh.com

André Felipe disse...

Força ai no blog tá bacana, o meu blog abprda os mesmo assuntos não quer fazer parceria não? me segue que eu te sigo e tb vamos nos ajudar em propaganda.. da uns cliques nas minhas se vc acha-las interessantes faço o mesmo!
abraço e boa sorte

Anônimo disse...

Nossa ke noticia massa essa de Death Note!! Achei mo show!!

CAMILA de Araujo disse...

Não sou fã dos animes atuais. Porém, Death Note me surprendeu, como um verdadeiro thriller policial em forma de manga e posteriormente animação japonesa. Acompanhava pelo animax com a dublagem horrível, decidi então baixar com audio original e legendas e não me arrependi, em seguida, parti pros mangás e virei fã desse jogo de gato e rato entre Raito e Kira.

Quanto ao comentário: Relaxa. Gostei do que li, críticas fazem parte. Obrigada (: Tá aceito e MUITO obrigada por acompanhar o Papel 40KG

http://www.papel40kg.com/

Anônimo disse...

melhoras nos problemas...
http://meninos-cor-de-rosa.blogspot.com/

Anônimo disse...

adoro cultura oriental

Daia Scarlet disse...

Esse foi um dos unicos animes que assisti inteiro e gostei bastante!
Só não curti mt o final

CAMILA de Araujo disse...

Sem falar na trilha sonora do anime que é 10!

Anônimo disse...

vi e curti
muito legal ein

Tarcio Brandão disse...

Gosto muito de animes, mas confesso que não conheço esse.Vou confiar no seu veredito e vou apurar rsrsrs Abraços!

Angus Cailleach disse...

Não sou muito fã de anime, mas pra quem curte acho a proposta do seu blog muito boa.

Marcus Alencar disse...

Assisti Death inteiro e também me surpreende com um trama bem elaborada como essa, bem diferente das coisas mais fantasiosas de outros animes que também são legais como DBZ. Mas DN realmente impacta pela ousadia de trabalhar essa questão de alguém que literalmente faz justiça com as próprias mãos quando tem o poder de matar quem julgar ser perigoso para o mundo. É claro que poder usado sem nenhum responsabilidade obviamente traz consequências fortes a vida de que o usa, pois ao meu ver o Light basicamente foi enlouquecendo aos poucos por causa disso, virando praticamente um obcecado.

Infelizmente, ainda não vi nenhum dos filmes, fico curioso para ver se eles mantiveram a qualidade do roteiro original.

Sayuri Suguino disse...

Meu namorado é viciado em animes, principalmente em Bleach!
Death Note é realmente muito bom, já assisti muitas vezes! A propósito, adorei a sua resenha!

bjs

http://mmmorango.blogspot.com

Anônimo disse...

Senti q vc não gosta muito do L... COMO ASSIM????????? XD Eu confesso q qd o anime saía em 2007, meu primo me contada TUDINHO, cada detalhe, tudo da história, então era como se eu realmente estivesse assistindo e não sentia a necessidade de baixar prá mim. Nesse tempo eu ADORAVA o L e quase choro qd meu primi me contou q o Raito o matava. Mas qd assisti agora o anime, me apaixonei pelo Raito pq, égua, esse cara é foda! *__* Então fiquei divididíssima entre ele e o L. Quando o L morreu, porém, eu chorei muito e passei um tempão deprimida! i.i Eu concordo com vc sobre a Misa! Não devia nem ter entrado na história! Sempre me perguntei pd diabos o Raito não a matou, nem mesmo depois q a Remu morreu, ficou aturando essa retardada. Vai entender...

BlogBlogs.Com.Br