terça-feira, 28 de abril de 2009

O que é Anime?

Yoo Amores que não entendem "NADA" de animes...
Este é o meu singelo TUTORIAL para você acabar com essa desculpa de que não entende nada de Animes...
Anime é "Literalmente" qualquer forma de "animação" produzida no Japão.. (fácil né? hahaha...)
Porém a palavra Anime tem significados diferentes para nós Ocidentais e para os Japoneses. Para os Japoneses, Anime é tudo quanto é desenho animado, seja Americano, Francês, Brasileiro ou seja qual for a parte do planeta. Seja feito á mão, seja computação gráfica seja "stop motion". Somente nós ocidentais consideramos Animes todo o desenho animado vindo do Japão. Ainda mais os feitos á mão....
Inuyasha, Bleach e Card Captor Sakura

A origem da palavra Anime é que ainda não tem muita clareza... Ela pode ter vindo tanto de origem inglesa (Animation = Animação) ou de origem Francesa (Animée = Animado -Você fez biquinho que eu sei....).

Ao contrario do que a cabeça de muita gente acredita, Anime não é um "Gênero" de animação, mas sim um Meio de comunicação, pois no Japão são produzidos filmes e séries de todos os gêneros que você possa imaginar. Drama, Comédia, Romance, Terror... +18.... O contexto pode ser algo simplório como algo muito elaborado....
Outra coisa é que boa parte dos Animes no Japão tem sua origem e contexto tirados directamente dos Mangás, que são as histórias em quadrinhos lá do Japão, lidos de trás pra frente e da esquerda pra direita.
Mas é claro, existem excessões, como Animes baseados em Games que mais tarde, podem vir a se tornar Mangás.
Dragon Ball,  Guerreiras Mágicas e Fly
E assim como nos Mangás, os Animes se destacam principalmente por seus olhos geralmente grandes, muito bem definidos, redondos ou rasgados, as vezes cheios de brilho e muitas vezes com cores chamativas, para que, desta forma, possam conferir mais emoção aos seus personagens. Animes podem ter o formato de séries para a televisão, OVA's ou Filmes.

O que é um OVA?

Ova é o temo para "Original Vídeo Animation", que é um "formato de animação" de um "anime", que pode ser só com um capitulo ou mais. Mas estes capítulos são lançados directamente em DVD, ou seja, não possui previas no cinema e na TV. Também não possuem censura... (Pensa o que? No Japão também....) Hentais (animação pornográfica) são sempre lançados como OVA's (Por que será?... OoO)
Geralmente o tempo médio de um OVA é de 28 Minutos incluindo Abertura e encerramento, (se tiver) e cada episódio de um Anime OVA é lançado em apenas um único volume em DVD, e por muitas vezes, é necessário esperar meses e meses até o próximo volume.
Tsubasa, Hentai e Akira

A qualidade da animação de um OVA também é superior se comparado á mesma série passada na televisão. Isso por que um OVA tem mais tempo de produção, e geralmente responde a questão de esperar meses e mais meses para assistir a continuação da história.
O limite máximo de episódios de uma Anime OVA geralmente é de 1 á 13 capitulos. Porém, um velho conhecido nosso, Cavaleiros do Zodiaco - A saga de Hades, Ganhou um OVA de 30 capítulos, que na verdade, continuava de onde o Anime na sua primeira aparição havia parado, na Saga de Poseidon.

Os primeiros animes

Hakujaden - A Lenda da Serpente Branca estreou em 22 de Outubro de 1958, e foi a primeira produção lançada em circuito comercial da Toei Animation, divisão de animação da Toei Company e Manga Calendar, o primeiro Anime especialmente feito para televisão, veiculado pela Emissora TBS com produção do estúdio Otogi em 25 de Junho de 1962, que teve duração de dois anos. Porém foi considerado uma decepção quando lançado nos Estados Unidos em 15 de Março de 1961 pela Global Pictures. Historicamente, este filme marcou a primeira tentativa da Toei Animation de seguir o exemplo das animações características dos estúdios de animação americanos. O estúdio japonês alimentava a ambição de tornar-se a "Disney do Oriente", ou até mesmo ultrapassar a "rival"...
A versão americana fez várias mudanças no filme, tais como transformar Mimi, que no original tratava-se de um panda-vermelho, em uma gata e editar algumas cenas da parte final. Além disso, todos os nomes dos membros da equipe de produção japonesa foram removidos dos créditos. (sacanagem....)
Astro Boy, Ozamu Tezuka e Hakujaden
Mas foi em 1 de Janeiro de 1963, que foi lançado Astro Boy, baseado no mangá de Osamu Tezuka (Pai, Deus, Lord do Mangá) já com a estética de personagens de olhos grandes e cabelos espetados vinda da versão impressa. Astro Boy acabou tornando-se o propulsor da maior indústria de animação do mundo, conquistando também o público dos Estados Unidos. Já firmado e famoso como artista, Tezuka procurou divulgar o Mangá ao redor do mundo e aumentar as relações entre os autores de diversos países, foi assim que conheceu o francês Moebius e se tornou amigo pessoal do cartunista brasileiro Maurício de Sousa. 

Vou parar aqui pois não quero esticar demais... XD
Sou muito maluca quando escrevo algo que gosto....
É isso ai amores..
Sem desculpas esfarrapadas!
Comentem!
Kisu!
Domo Arigato!

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br